2Mundos compete em jogos sociais
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2Mundos compete em jogos sociais


O mercado brasileiro de jogos ganhou um novo competidor: a empresa 2Mundos, fundada em abril por três empreendedores com experiência no mercado de jogos. Reinaldo Normand, antes vice-presidente de projetos especiais da americana Zeebo, Antonio Curi, ex-gerente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm, e Emiliano Castro, que era diretor de marketing do Second Life Brasil, deixaram seus cargos para criar a empresa, que tem como foco a produção e a publicação de jogos sociais para marcas brasileiras.

O modelo de negócios é semelhante ao da americana Electronic Arts (EA), que desenvolve jogos sob encomenda, como Fifa e Harry Potter. "O mercado de jogos sociais está aquecido no Brasil e há poucas empresas especializadas em desenvolver jogos para marcas nacionais", afirma Normand.

Para uma empresa iniciante, a 2Mundos começa com uma estrutura grande. A empresa tem 18 profissionais, uma unidade de desenvolvimento de jogos em Campinas e escritórios comerciais em São Paulo e na Califórnia, nos Estados Unidos. A empresa recebeu um aporte de US$ 1 milhão de um grupo de investidores-anjos americanos e brasileiros, para dar início às atividades. Parte deles são do Vale do Silício, onde Normand morou durante quatro anos. "Os investidores no Vale do Silício normalmente apostam em empreendedores que já conhecem. É uma relação mais pessoal", diz. Os contatos anteriores no Vale do Silício facilitaram a captação do recurso, afirma Normand. Esses investidores terão uma participação minoritária no negócio, diz ele.

O primeiro jogo social foi lançado pela 2Mundos nesse fim de semana. Ele baseia-se no 'reality show' "Extreme Makeover Social", exibido na TV Record e licenciado pela Endemol. O jogo foi lançado inicialmente na rede social Orkut, do Google. O acesso é gratuito, mas os usuários podem comprar bens virtuais para decorar os ambientes construídos no jogo.

A companhia também fechou uma parceria com as operadoras de celular Vivo e Claro. Para cada real gasto em bens virtuais o jogador recebe um bônus no mesmo valor para ligações em celulares pré-pagos. "A meta é oferecer jogos para o público brasileiro, mas com um diferencial em relação ao que os concorrentes oferecem", diz. A expectativa de Normand é que o jogo atraia em torno de 5 milhões de usuários este ano. A empresa desenvolve ainda outros jogos que devem ser lançados até 2012. (CB)
Fonte:Valor22/08/2011



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